23 Setembro 2014

Empresa apresenta um problema e escolhe as melhores soluções sugeridas pelos estudantes

A Helibras está promovendo, sob a coordenação da diretoria de Inovação da empresa, um desafio para estimular a capacidade dos estudantes universitários de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em soluções práticas para a indústria. A necessidade de aumentar a interação da empresa com as escolas e de criar novas soluções, partindo do conceito de inovação aberta, foi o que impulsionou as ações nesse campo.

Na primeira edição, batizada de “Desafio Helibras: Roda de Reboque”, foi lançado o desafio de melhorar as rodas de reboque dos helicópteros. O desafio foi apresentado aos alunos da turma de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e aos alunos franceses do Conservaitore National des Arts et Métires (CNAM, campus Paris), que faziam intercâmbio na UNIFEI durante o processo.

Eles foram divididos em equipes e assim propuseram alternativas conceituais para aperfeiçoar o sistema exposto pela empresa. Os projetos foram avaliados por um comitê que selecionou os vencedores: um time do 4º ano de Engenharia de Produção da UNIFEI, disciplina Engenharia do Produto, e outro do CNAM. “Escolhemos as duas melhores soluções tendo como base a real possibilidade de aplicação com recursos e materiais disponíveis em uma indústria aeronáutica como a Helibras”, explica Vitor Coutinho, diretor de Inovação da empresa e coordenador do desafio.

O Desafio Helibras ainda terá outras edições. O modelo de inovação aberta já é utilizado em várias companhias, inclusive na Airbus Group, que tem o Fly your Ideas, que acontece no mundo todo e já teve um ganhador brasileiro, daUSP São Carlos. A equipe de inovação está buscando, constantemente, novos temas que possam ser adotados para desafiar mais alunos, em outras instituições e cursos.

A Helibras também está nas mídias sociais. Acesse:

www.twitter.com/helibras
www.youtube.com/HelibrasOficial
www.linkedin.com/company/helibras

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 820 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2013, a empresa registrou faturamento total de R$ 389 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa. Empregando mais de 23.000 pessoas no mundo, a Airbus Helicopters é o líder mundial na fabricação de helicópteros com uma participação de 46% nos mercados civil e governamental. A frota da empresa soma cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias, com participação em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviços, treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e compõe um terço da frota global de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade do grupo é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano em seus modelos.